10 dicas como ler a bíblia evangélica e entendê-la facilmente


INTRODUÇÁO

Olá amigos é um enorme prazer, termos você aqui no nosso site, então vamos direto ao assunto?
Eu vou dividir as 10 dicas em duas partes primeiro: Vamos falar sobre quatro dicas de como ler a 
Bíblia evangélica, depois nós vamos falar sobre seis dicas de como entendê-la facilmente.

QUATRO DICAS DE COMO LER A BÍBLIA


PRIMEIRA DICA:


Você pode começar a ler a bíblia normalmente, se você é novo convertido,  pode começar  a ler por Mateus Mesmo. 

Faça um propósito de ler toda bíblia, de Gênesis a apocalipse se não consegue ler rápido, pode ler devagar mesmo , mas se conseguir ler rápido melhor ainda leia rápido, vou te explicar o por quê no artigo um pouco mais abaixo. 

Dois pontos importante dentro dessa primeira dica
1 O propósito de ler toda a bíblia: é importante porque, quando você tiver lendo a bíblia ex. você
 começou a ler Gênesis no capítulo primeiro, parou no capítulo 5 e guardou a bíblia. quando você começar a ler a bíblia novamente 

Quando você pensar em ler a bíblia novamente , vai lembrar que entrou no propósito de ler toda a bíblia e vai lembrar também onde parou e isso vai  te incentivar a ler a bíblia completa e a ler mais.

2 Ponto: É ler a bíblia rápido:aí você me pergunta? mais se eu ler a bíblia rápido não vou entender nada? Vou te explicar 
Quando você ler a bíblia rápido,primeira vantagem você ganha tempo, segundo você ler mais, terceiro você fica mas prático na leitura, quarto absorve muita coisa ou colhe muita coisa.

A LINGUAGEM DA BÍBLIA

Na bíblia existe três tipos linguagens sobre isso eu vou tratar nos artigos mais abaixo, mais existe uma linguagem na bíblia,chamada literária quando você ler a bíblia rápido esse tipo de linguagem você consegue entender perfeitamente bem

VEJA OS EXEMPLOS ABAIXO DA LINGUAGEM DA BÍBLIA:

1 ( Mateus capítulo 15. V 34 )jesus disse: quantos pães tendes e eles disseram: sete pães e uns pousos peixinhos.
2( são João. capítulo 6. 51 )jesus disse: eu sou o pão vivo que desci do céu, se alguém comer desse pão viverá para sempre.
O primeiro exemplo acima é uma linguagem literária, pão ali é o pão mesmo, peixinho ali é o peixe mesmo, quando você lê a bíblia rápido ou devagar, esse tipo linguagem você entende perfeitamente, entendeu.
Agora o segundo versículo é uma outra linguagem, se você ler ele rápido,você vai lembrar do que leu mas para compreender aí tem que parar e examinar o texto e estudar bem devagar, você vai usar uma outra forma para estudar,eu vou mostrar mais abaixo.

2 DICAS DE COMO LER A BÍBLIA:

Segunda dica é o seguinte você vai ler um versículo da bíblia, um só e vai tentar aprender aquele versículo , vai depender da sua capacidade, se  tiver uma boa memória, pode tentar aprender dois ou mais, mas eu sugiro( 1), quanto menor o versículo, você consegue aprender mais rápido.
Leia ele 10 , ou 20 , ou 30 vezes para aprender, vai depender da sua capacidade , quando você perceber que aprendeu, feche a bíblia.
Depois de meia hora ou uma hora você vai tentar lembrar,aquele versículo, faça isso! faça esse exercício na mente duas ou três vezes por dia,  se  tiver conseguindo lembrar é por que a sua mente já gravou.

VEJA AGORA O QUE VOCÊ VAI FAZER:

Depois o dia vai passando normalmente, você vai dormir normalmente, quando amanhecer o outro 
dia ai você vai tentar lembrar aquele versículo que gravou, se conseguir  lembrar é por que você 
realmente aprendeu.

E assim você vai fazer com quantos versículos quiser, se por acaso, você esquecer daqueles que  
aprendeu, repita o processo.

Fazendo assim vai chegar um ponto que aquele versículo vai ficar cravado no coração, jamais 
esqueceras da quela palavra.

Veja  o versículo( salmos 119. Versículo 11) escondi a tua palavra no meu coração, para não 
pecar contra ti, veja também salmos( Cap.1 versículo 1 )


VEJA  ALGUNS DOS BENEFÍCIOS:

Fazendo assim, você vai estar aprendendo a palavra de Deus, vai estar exercitando a mente e desenvolvendo a sua capacidade de memorização, existe até estudos que dizem que o exercício da mente adia o distúrbio mental.

TERCEIRA DICA:

Quando você quiser fazer um estudo da bíblia evangélica faça o estudo de uma palavra específica,vou explicar: digamos que você que fazer um estudo sobre salvação você vai pesquisar em toda bíblia, só sobre a palavra salvação ou tudo que tem relação com salvação.

Ou se preferir, escolha só no novo, testamento ou só no velho, ou escolha um livro só para fazer esse estudo, fica a critério seu.

Fazendo assim você vai ter, um estudo completo sobre um determinado assunto, claro é um pouco demorado,mas não tem problema.

MAS POR QUE FAZER ESTE ESTUDO ASSIM?

Vou te explicar :existe pontos da bíblia difíceis de entender;( 2 Pedro 3. 16) e existe assunto da bíblia que pra você entender, se possível for você precisar estudar toda a bíblia, para chegar a uma conclusão.
E eu pergunto mas quem vai fazer um estudo da bíblia toda, sobre um determinado assunto? ninguém ou quase ninguém, pois é  sendo assim corremos o risco de interpretar a bíblia errada, e claro que existe estudos  não são todos estudos.
Mas existe um proverbio que diz : Quer chegar onde ninguém nunca chegou? faça o que ninguém nunca fez.

QUARTA DICA:

Escolha um texto ou capítulo de qualquer livro para fazer um estudo, vou dar um exemplo: digamos que você  escolheu o capitulo 1 de salmos, você vai estudar só sobre o capítulo 1 de salmos, leia com calma bem devagar, e examinando o texto.
Fazendo assim provavelmente, dentro daquele texto, você vai ter um conhecimento profundo e diferenciado de outras pessoas que não fizeram o que você fez.
Dentro dessa quarta dica, vou te ensinar outra forma: Cada livro dentro de cada capítulo, existe um título,por ex. No livro de Gênesis no capítulo primeiro, existe o título( a criação do céu e da terra e de tudo que neles contém) outro título:( a criação dos seres viventes.)

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

Se você não escolher o capítulo, você pode escolher, cada título para fazer seu estudo, com calma bem devagar.
Fazendo essas técnicas que eu te ensinei no artigo, você vai aproveitar a sua leitura bíblica cem por cento, vai estar lendo toda bíblia, vai estar aprendendo versículos, vai estar fazendo estudo de um texto, ou capítulo e vai está estudando sobre um assunto ou palavra específica em toda bíblia.
Cada dia você pode aplicar uma dessas formas que eu te ensinei.

AGORA AS SEIS DICAS DE COMO ENTENDER A BÍBLIA MAIS FACILMENTE

PRIMEIRA DICA:

primeiro você tem que entender o que é hermenêutica:
Vou te explicar de uma forma bem resumida, e direta, hermenêutica: É a ciência e a arte da interpretação da bíblia, eu me refiro a bíblia por que estamos falando da bíblia, mais existe outras traduções.
Então existe uma forma correta de estudar a bíblia para entendermos melhor, a bíblia foi escrita em épocas diferentes, os livros eram todos separados, depois de um longo tempo, foram todos juntos.
Os livros da bíblia, não foram escritos em uma ordem cronológica, ou seja um na a sequência do outro não.

VOU DAR UM EXEMPLO:

No novo testamento como você sabe, temos os livros de Mateus, marcos Lucas e João, isso não significa dizer, que Mateus foi escrito primeiro, nem João foi escrito por último, pode ter possibilidade de João, ter sido escrito primeiro, nós não podemos descarta essa hipótese é só para você entender melhor.

SEGUNDA DICA O QUE È EXEGESE ?

Exegese , de uma forma bem simples e direta: é a ciência da interpretação do texto bíblico.
Uma é hermenêutica que é a interpretação da bíblia e a outra é exegese que é a Interpretação do texto bíblico; então o texto ou passagem da bíblia, existe uma forma correta também de interpretar de estudar e de entender.
Quando você for ler uma passagem bíblica, ou um texto ou história, leia primeiro o título para saber de que o assunto está se tratando.

E DEPOIS O QUE FAÇO?

Comesse a ler a passagem normalmente, se você não estiver entendendo o versículo que está lendo, volte um pouco mais acima, leia o contesto, para saber por que foi falado aquela palavra.
Você tem que ser curioso, você não pode pegar um veículo isolado para dali criar um ensinamento ou doutrina eu vou de dar um exemplo, você vai entender.

VEJA COMO COMO AS PESSOAS TORCEM ESSE VERSÍCULO:

Veja o versículo:(Faça se tudo com ordem e decentemente 1 coríntios 14. 40)
Quando estamos em horário de culto das sete as nove que é o horário padrão do culto ,quando da nove horas e cinco minutos no relógio, as pessoas dizem não pode já passou do horário, as coisa de Deus tem que ser com ordem e decência.
  É claro que as coisas de Deus tem que ser com ordem e decência   eu concordo plenamente.

VEJA:

E aí pegam e usam esse versículo, não leem o contesto o versículo não está falando no horário do culto; o versículo está falando quando estivermos, cultuando a Deus; um tem salmo, outro tem doutrina, outro revelação, cada coisa na sua ordem, etc. se você lê o capítulo (14 do 26 a 39 você vai entender)

TERCEIRA DICA:

Devemos ler e examinar, ler é uma coisa, examinar é outra coisa, totalmente diferente.
Se você ler pelo menos o novo testamento você vai ver que;Jesus não mandou ler as escrituras, mas mandou examinar a escrituras, jesus disse: em (João 5 .39 )examinai as escrituras, por que são elas que falam de mim e nelas tereis vida eterna, Paulo disse em:( 1 tessalonicenses 5. 20, 21 )examinai tudo e retende o bem.

QUARTA DICA:

A bíblia foi escrita em três linguagem quais são:
Literária figurativa e alegórica
Literária:
Literária é aquela passagem bíblica que; aconteceu normalmente, tudo que você ler, o texto está narrando realmente o que aconteceu.
(Obs): quando você estiver lendo uma passagem bíblica, você tem que saber em que linguagem ela está escrita, para entender melhor o texto .

VEJA O EXEMPLO ABAIXO:

(Em João 11 .35) diz: e jesus chorou, realmente ele chorou.
  A bíblia evangélica nos revela; quando Jesus foi levado para o gólgota; ele carregou uma cruz, realmente! foi uma cruz mesmo, de madeira e muito pesada.

QUINTA DICA:

Linguagem Figurativa
É aquela passagem, que quando você ler, estar representando algo simbólico ou figurativo, vou dar um exemplo você vai entender.
Quando Jesus disse: quem quiser me seguir negue a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me( marcos 8 .38 )cruz aqui, não quer dizer cruz de madeira ; essa cruz aqui; fala de dificuldades, problemas lutas, angustias e etc.

SEXTA DICA:

Linguagem alegórica:
Ela fala de algo ou de um assunto simbólico, fala de uma coisa mais é outra totalmente diferente, ela é uma representação com significado diferente, veja o exemplo abaixo:
Jesus passou a recomendar a seus discípulos, para eles, se guarda do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes,( em marco 8. 15 )
  E os discípulos ficaram sem entender, mas jesus estava falando; da doutrina e não do pão como alimento. então fica aí essas dicas eu espero ter ajudado .

                                                                                Que o Senhor Jesus continue nos abençoando!
                                                                              AMÉM ! 

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »

Receba estudos bíblicos GRÁTIS em seu e-mail....

Receba estudos bíblicos GRÁTIS em seu e-mail....
Clique em SUBMIT